quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Nossa Instituição

SOCIEDADE BATISTA DE BENEFICÊNCIA TABEA

NÚCLEO SOCIAL DE DIADEMA

O trabalho iniciou-se em 1999: A Congregação da Igreja Batista Alemã em Diadema realizou um trabalho social de cunho evangelístico em parceria com o Circo da Esperança (projeto social da Primeira Igreja Batista em São José dos Campos – SP que funciona em estrutura de tenda itinerante) através de atendimento à comunidade do entorno cobrindo diversas áreas; como atendimento odontológico; corte de cabelo; encaminhamento médico; etc.

Em paralelo, se desenvolvia um levantamento das condições sócio-econômicas das famílias atendidas por visitação e estudos bíblicos solicitados.

Muitas crianças participavam das atividades desenvolvidas na tenda, e o número apenas cresceu a partir deste envolvimento com a comunidade local. Sentiu-se, então, a necessidade de manter vínculo e o atendimento com as famílias atendidas após o Circo mudar-se novamente.

Daí se abriu espaço para que O NÚCLEO SOCIAL fosse criado: a necessidade fez com que a Congregação da Igreja Batista Alemã se organizasse e criasse, ainda no mesmo ano, um projeto-piloto para pleno atendimento das crianças frutos da parceria.



O ano dois mil marca o início oficial do Projeto, com a compra do terreno e sua preparação e adequação: um córrego passa pelo terreno e, à época, foi realizada a sua canalização para que se fosse possível o início da construção.

A pedra fundamental foi lançada em cerimônia com presença do Sr. Prefeito do Município, autoridades eclesiásticas e membros da Igreja e da Congregação Batista Alemã no dia 27/08/2000. A construção teve seu início de fato em meados de outubro.

Em janeiro do ano seguinte (2001) uma equipe proveniente da EFG – Aachen – Alemanha (Evangelisch Frei Kirche - Aachen - Alemanha); se prontificou a auxiliar na construção, dando, assim, aceleração às obras que já se encontravam em andamento.

A construção somente se fez possível pelas doações de membros da Igreja; e pela ação da EBM/MASA (Europäische Baptistische Mission/Missionarische Aktionen in Südamerika).

A inauguração do prédio deu-se no dia 09/06/2002, com a presença de munícipes; do Sr. Prefeito do Município; membros e amigos tanto da Igreja como da Congregação Batista Alemã e autoridades eclesiásticas.

As atividades no novo formato (passagem do Projeto-Piloto para o atual Projeto) e no novo espaço se deram em setembro do mesmo ano.


Sua relação com a Inclusão Digital:
Já possuímos um ambiente para inclusão digital, oferecemos cursos para a comunidade, através de uma parceira com a empresa TecnoSet e Cursos Visual Mídia, temos uma sala equipada com computadores e que além de servir para os cursos, é utilizada para pesquisas.


Um comentário:

  1. É muito bom saber que este projeto esta caminhando e sua conclusão esta no coração de DEUS

    ResponderExcluir