quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Mergulho na nossa comunidade


Nossa ONG atende, digamos que 100% essa região demarcada na imagem acima(clique na imagem para ver em tamanho maior).
Em conversas com moradores, e também observando o contexto geral, podemos ver que em os moradores não tem muitas opções de cultura, lazer, algo para que possam passar o tempo. Coletando informações, principalmente de adolescentes, nos foi relatado, que eles sentem muita falta de algumas coisas para lazer, como: uma quadra poli-esportiva, ou uma praça, eles se sentem presos em casa também pelo fato da violência excessiva na região, o tráfico dominante que prevalece nos becos mais escondidos., ou até mesmo na porta de casa.

Essa comunidade esta aí a mais ou menos uns 15 anos, começaram com barracões construídos pela prefeitura, como uma forma um pouco 'porca' de urbanização, mas que depois se transformou em um grande complexo de barracos mal acabados e que não ofereciam nenhuma estrutura para se viver. Tempos depois, pessoas foram sendo retiradas dos barracões que deram espaços para prédios. Olhando por agora, podemos dizer que melhorou e muito tudo, mas que ainda assim, o descaso com essa gente é muito grande.

As pessoas entrevistadas também disseram que a nossa ONG serve como um 'porto seguro' para suas famílias e para tantas outras. Foi dito também que graças ao Núcleo Social os filhos e irmãos dessas pessoas, podem ter outra opção, e não a mesma de muitos outros que se perdem entre a violência, prostituição e falta de estrutura famíliar. A nossa ONG é bem vista por todos, pelo fato de estarmos inseridos diretamente com o contexto de muitas pessoas da comunidade diariamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário